O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Anchieta – IPASA, tem por finalidade administrar o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Anchieta - RPPS, com as atribuições que lhe foram conferidas pela Lei Municipal nº. 169 de 26 de fevereiro de 2004 e suas alterações, é o órgão responsável pela gestão e aplicação das contribuições previdenciárias no município. Sua principal função é dar aos Servidores Públicos efetivos, melhor qualidade em suas aposentadorias e pensões. Os Regimes de Previdência foram criados para proteger e amparar o trabalhador e sua família. Todo servidor Público de cargo efetivo do Município, está automaticamente filiado ao IPASA e tem compulsoriamente descontado, a cada mês, um percentual de sua remuneração (14%). Esse desconto é previsto em lei e funciona como seguro social, que protege o trabalhador e sua família nos casos em que ele estiver impossibilitado de exercer suas atividades laborais por motivo de doença ou morte, além de assegurar os benefícios a serem pagos após sua aposentadoria. Durante anos, cada trabalhador contribui com uma parcela de seus ganhos mensais para construir esta segurança, portanto é fundamental uma previdência estável que devolva a esse trabalhador o investimento que ele fez para seu futuro. O IPASA dará estas garantias aos Servidores Públicos Municipais de Anchieta, através de uma administração transparente e pelo acompanhamento dos Servidores, dos Conselheiros, do Sindicato, do Ministério da Previdência e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.